Primeiramente, o Agro Brasileiro é muito dinâmico e desafiador! Para se destacar neste mercado muito competitivo a prioridade das empresas é formar times de excelência e manter talentos dentro do time posteriormente. Existem três processos importantes para atingir estes objetivos!
Contratação de Talentos
Dito isto, com o decorrer dos anos as técnicas de contratações foram aprimorando e cada vez mais sendo importante estabelecer uma estratégia de recrutamento claramente definida.
O primeiro passo é descrever os requisitos da vaga e as habilidades que a função exige, assim como à experiência e o perfil para cada oportunidade.
Além disso, no Agro ainda devemos levar em consideração a região de atuação e o manejo das culturas.
Técnicas de recrutamento e contratação no agronegócio
Quando o recrutamento e a contratação ocorrem dentro da empresa as técnicas mais utilizadas são:
– Os anúncios de vagas nas redes sociais;
– Indicação do mercado;
– Parcerias com fornecedores;
– Entrevistas por competência, onde o entrevistador deve fazer perguntas para garantir que os candidatos possuam os conhecimentos necessários para exercer a função;
– Testes de competência, onde os instrumentos utilizados fornecem um método objetivo para medir habilidades técnicas e conhecimento de produtos e tecnologia;
– Os desafios práticos também são um meio eficaz de avaliar se os candidatos têm as habilidades necessárias para desempenhar bem o trabalho solicitado.
– Contratação de empresas de Executive Search, os ““Headhunters”, que suportam as empresas na busca e seleção dos melhores talentos.
Com isso, todas essas diretrizes concluídas as etapas são reportadas para os Gestores/Supervisores onde os mesmos validam os candidatos aprovados para darem início nas atividades e aos treinamentos técnicos necessários.
Com a geração de demanda do mercado, as empresas utilizam parcerias terceirizadas em gestão de pessoas, pois os direcionamentos técnicos deste setor exigem serviços especializados com o foco nos objetivos traçados de cada projeto.
Devemos comparar os custos, os serviços e as condições de pagamento e política de cancelamento, então na abertura de uma vaga faça uma proposta clara e detalhada dos serviços que você precisa e como deseja que sejam executados, também realize alinhamento com o profissional ou empresa contratada para verificar se existem diferenças de opinião quanto à metodologia de trabalho.
Para finalizar faça um contrato que esclareça todos os termos, valores e condições, assim como, o período do encerramento do processo.
Salientamos que não existe profissional ruim, o que existe é contratação inadequada aos requisitos da vaga.
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Desenvolvimento e Retenção de Talentos
Sendo assim, para as empresas, o sucesso na contratação dá-se quando o profissional contratado possui o perfil adequado para função que irá desempenhar.
Neste sentido, com mercado do Agro cada vez mais competitivo, para manter um turnover saudável, faz-se necessário uma estruturação de metas com os desafios realistas que incentive seus colaboradores a alcançá-las. Isso ajudará a aumentar o comprometimento e a motivação desses profissionais.
Dito isto, promover cultura de feedback construtivo com os colaboradores é um dos principais aspectos do desenvolvimento em equipe, pois é a abertura para a comunicação eficaz. Dê ao time feedbacks oportunos e relevantes ajudando-os a melhorar ainda mais suas habilidades e desta forma o próprio desempenho da equipe.
Ofereça oportunidades para os membros da equipe expressarem suas opiniões e compartilharem suas experiências.
Ofereça a capacitação e treinamento, criando oportunidades para os membros da equipe aprenderem novas habilidades e conhecimentos. Incentive o “Lifelong Learning”. Ofereça treinamentos em temas específicos ou inspire os membros da equipe a se inscreverem em cursos on-line ou presenciais.
Desenvolva um Plano de Carreira
Promova a colaboração, encoraje os membros da equipe reconhecendo o bom trabalho, um reconhecimento pelo bom trabalho e pelo esforço desprendido, quando dado apropriadamente, é uma ótima maneira de manter os talentos no time.
Busque reconhecer publicamente uma ação positiva quando puder, para que todos saibam o quanto seu trabalho é valorizado.
Estimule a tomada de decisão, assim o profissional vai ficar mais confiante e engajado no projeto.
Dê ao seu time a liberdade de tomar tais decisões e mostre que você confia neles.
Inclua o time em projetos com times multidisciplinares.
Crie uma cultura saudável na empresa com uma visão e estratégia bem definida, alinhada, comunicada e vivida.
Incentive a inovação na empresa.
Fomente o propósito da empresa criando identificação e engajamento!
Portanto, Viva o Customer Centricity em todas es áreas da empresa.
Conclusão:
Portanto, empresas com planejamento de gestão de pessoas que seguem as diretrizes traçadas para o sucesso da estratégia, atingem um grau de benefício ao profissional que estimula o engajamento do mesmo entregando todo seu potencial ao projeto.
Este conceito estimula a permanência desses talentos na empresa garantindo a motivação da equipe e a melhora na produtividade.
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Escrito por: Thomas Britze
Thomas já foi CEO da Bayer, Helm e AMVAC, possui mais de 38 anos de experiência no setor, hoje é consultor e conselheiro de várias empresas agro e professor associado da Cumbre.