fbpx

Como contratar, desenvolver e manter talentos dentro do time

manter talentos dentro do time

O Agro Brasileiro é muito dinâmico e desafiador! Para se destacar neste mercado muito competitivo a prioridade das empresas é formar times de excelência e manter talentos dentro do time posteriomente. Existem três processos importantes para atingir estes objetivos!

Contratação de Talentos

Com o decorrer dos anos as técnicas de contratações foram aprimorando e cada vez mais sendo importante estabelecer uma estratégia de recrutamento claramente definida.

O primeiro passo é descrever os requisitos da vaga e as habilidades que a função exige, assim como à experiência e o perfil para cada oportunidade.

No Agro ainda devemos levar em consideração a região de atuação e o manejo das culturas.

Quando o recrutamento e a contratação ocorrem dentro da empresa as técnicas mais utilizadas são;

– Os anúncios de vagas nas redes sociais;

– Indicação do mercado;

– Parcerias com fornecedores;

– Entrevistas por competência, onde o entrevistador deve fazer perguntas para garantir que os candidatos possuam os conhecimentos necessários para exercer a função;

– Testes de competência, onde os instrumentos utilizados fornecem um método objetivo para medir habilidades técnicas e conhecimento de produtos e tecnologia;

– Os desafios práticos também são um meio eficaz de avaliar se os candidatos têm as habilidades necessárias para desempenhar bem o trabalho solicitado.

– Contratação de empresas de Executive Search, os ““Headhunters”, que suportam as empresas na busca e seleção dos melhores talentos.

Com todas essas diretrizes concluídas as etapas são reportadas para os Gestores/Supervisores onde os mesmos validam os candidatos aprovados para darem início nas atividades e aos treinamentos técnicos necessários.

Com a geração de demanda do mercado, as empresas utilizam parcerias terceirizadas em gestão de pessoas, pois os direcionamentos técnicos deste setor exigem serviços especializados com o foco nos objetivos traçados de cada projeto.

Devemos comparar os custos, os serviços e as condições de pagamento e política de cancelamento, então na abertura de uma vaga faça uma proposta clara e detalhada dos serviços que você precisa e como deseja que sejam executados, também realize alinhamento com o profissional ou empresa contratada para verificar se existem diferenças de opinião quanto à metodologia de trabalho.

Para finalizar faça um contrato que esclareça todos os termos, valores e condições, assim como, o período do encerramento do processo.

Salientamos que não existe profissional ruim, o que existe é contratação inadequada aos requisitos da vaga.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desenvolvimento e Retenção de Talentos

Assim, para as empresas, o sucesso na contratação dá-se quando o profissional contratado possui o perfil adequado para função que irá desempenhar.

Neste sentido, com mercado do Agro cada vez mais competitivo, para manter um turnover saudável, faz-se necessário uma estruturação de metas com os desafios realistas que incentive seus colaboradores a alcançá-las. Isso ajudará a aumentar o comprometimento e a motivação desses profissionais.

Promover cultura de feedback construtivo com os colaboradores é um dos principais aspectos do desenvolvimento em equipe, pois é a abertura para a comunicação eficaz. Dê ao time feedbacks oportunos e relevantes ajudando-os a melhorar ainda mais suas habilidades e desta forma o próprio desempenho da equipe.

Ofereça oportunidades para os membros da equipe expressarem suas opiniões e compartilharem suas experiências.

Ofereça a capacitação e treinamento, criando oportunidades para os membros da equipe aprenderem novas habilidades e conhecimentos. Incentive o “Lifelong Learning”. Ofereça treinamentos em temas específicos ou inspire os membros da equipe a se inscreverem em cursos on-line ou presenciais.

Desenvolva um Plano de Carreira

Promova a colaboração, encoraje os membros da equipe reconhecendo o bom trabalho, um reconhecimento pelo bom trabalho e pelo esforço desprendido, quando dado apropriadamente, é uma ótima maneira de manter os talentos no time.

Busque reconhecer publicamente uma ação positiva quando puder, para que todos saibam o quanto seu trabalho é valorizado.

Estimule a tomada de decisão, assim o profissional vai ficar mais confiante e engajado no projeto.

Dê ao seu time a liberdade de tomar tais decisões e mostre que você confia neles.

Inclua o time em projetos com times multidisciplinares.

Crie uma cultura saudável na empresa com uma visão e estratégia bem definida, alinhada, comunicada e vivida.

Incentive a inovação na empresa.

Fomente o propósito da empresa criando identificação e engajamento!

Viva o Customer Centricity em todas es áreas da empresa.

Ao final, empresas com planejamento de gestão de pessoas que seguem as diretrizes traçadas para o sucesso da estratégia, atingem um grau de benefício ao profissional que estimula o engajamento do mesmo entregando todo seu potencial ao projeto.

Este conceito estimula a permanência desses talentos na empresa garantindo a motivação da equipe e a melhora na produtividade.

Nota: Se você é gestor de equipes no agronegócio e quer aprender com alguns dos maiores nomes do agronegócio brasileiro a como liderar em alta performance, clique aqui e confira a nossa formação!

Escrito por: Thomas Britze

Thomas já foi CEO da Bayer, Helm e AMVAC, possui mais de 38 anos de experiência no setor, hoje é consultor e conselheiro de várias empresas agro e professor associado da Cumbre.

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Recomendados para você





Receba gratuitamente o melhor conteúdo de negócios e carreira do agro!