fbpx

Networking: sente-se em novas mesas

Networking sente-se em novas mesas

Networking = net (rede) e work (trabalho) e refere-se a rede de relacionamento e contatos que estabelecemos em um ambiente profissional.

Networking é a prática de cultivar conexões profissionais e pessoais com outras pessoas, com o objetivo de trocar informações, experiências, recursos e oportunidades. Em um sentido mais amplo, networking envolve construir uma rede de contatos que possam ser benéficos para o desenvolvimento de carreira, aprendizado, colaboração em projetos e até mesmo para a vida pessoal.

Networking eficaz envolve não apenas conhecer pessoas, mas também manter essas conexões ao longo do tempo. Isso requer construir e manter relacionamentos autênticos, desta forma, oferecendo ajuda mútua sempre que possível e compartilhando informações relevantes. Ao longo da vida, uma sólida rede de contatos pode ser uma ferramenta valiosa para a progressão na carreira e para a busca de oportunidades em diversas áreas.

Abaixo alguns aspectos importantes que servirão para ajudar você a ficar um expert nessa prática!

Defina Seus Objetivos

Antes de começar a fazer networking, identifique seus objetivos. Você quer encontrar mentores, procurar oportunidades de carreira, colaborações em projetos ou simplesmente aprender com outras pessoas? Ter clareza sobre seus objetivos ajudará a direcionar seus esforços.

 

Participe de Eventos Relevantes

Participe de conferências, workshops, feiras, palestras, e outros eventos relacionados ao seu campo de atuação. Esses eventos são ótimas oportunidades para conhecer pessoas que compartilham seus interesses.

Use as Mídias Sociais

Plataformas como LinkedIn e até mesmo grupos em outras redes sociais podem ser excelentes locais para networking online. Compartilhe conteúdo relevante, participe de discussões e conecte-se com profissionais do seu setor.

Seja Autêntico

Ao interagir com pessoas, seja autêntico e genuíno. Não aborde as conversas apenas com o objetivo de obter algo. Mostre interesse pelo trabalho e pelas experiências dos outros.

Inicie Conversas Significativas

Ao participar de eventos ou interagir online, inicie conversas significativas. Faça perguntas relevantes, compartilhe suas próprias ideias e experiências e esteja disposto a ouvir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mantenha um Elevator Speech”

Tenha um breve resumo sobre quem você é e o que faz. Isso ajudará a iniciar conversas de forma concisa e interessante.

Acompanhe e Mantenha Contato

Após conhecer alguém, envie um e-mail de agradecimento ou uma mensagem nas redes sociais. Mantenha o contato ao longo do tempo, compartilhando informações relevantes, parabenizando por conquistas e demonstrando interesse genuíno.

Ofereça Ajuda

Esteja disposto a ajudar os outros sempre que possível. Compartilhar conhecimento, apresentar pessoas e oferecer apoio pode fortalecer seus relacionamentos.

Participe de Grupos e Associações Profissionais

Junte-se a grupos e associações relacionados à sua. Essas organizações frequentemente realizam eventos e atividades que oferecem oportunidades de networking.

Mantenha-se Atualizado

Fique atualizado sobre as últimas tendências e desenvolvimentos em seu campo. Isso o tornará uma fonte valiosa de informações e aumentará seu valor nas interações de networking.

Amplie seu Ambiente de Contatos em outros Segmentos 

Podemos aprender muito buscando conexões com profissionais que atuam em áreas de negócios diferente das nossas. Isso é algo extremamente poderoso, pois, te permite acessar práticas e tendências que já sāo realidade em outros segmentos, que tem potencial para agregar em sua área de atuação, mas, que ainda não estão sendo utilizadas. E aqui existe uma grande oportunidade de explorar situações que poderão levar você a inovar e criar autoridade no ambiente que você atua!

Em conclusão, lembre-se de que o networking não se trata apenas de receber, mas, principalmente de doar. Quanto mais você contribuir para sua rede de contatos, mais valioso você será para os outros, desta forma aumentará suas chances de construir relacionamentos duradouros e benéficos.

O desafio que eu proponho a todos os profissionais que desejam aumentar ou ate mesmo melhorar seu networking é: SENTE-SE EM NOVAS MESAS, CONHEÇA PESSOAS DIFERENTES! Isso irá contribuir poderosamente no seu networking.

Escrito por: Fábio Guerra

Fábio é Diretor de Marketing Estratégico para América Latina na Basf, possui mais de 17 anos de experiência em grandes empresas, engenheiro agrônomo e professor associado da Cumbre.

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Recomendados para você





Receba gratuitamente o melhor conteúdo de negócios e carreira do agro!