fbpx

Como aumentar a performance de uma equipe através de um ambiente seguro?

performance de uma equipe

Dentre os inúmeros papeis que um líder deve exercer está um que considero de extrema importância: Garantir um ambiente seguro entre os membros de sua equipe.

A segurança psicológica vem sendo amplamente discutida e estudada, não só por sua influência direta nos índices de satisfação e engajamento das pessoas – e na performance de uma equipe-, mas também, e não menos importante, nas taxas de inovação das empresas. Inovações em produtos, serviços, soluções e modelos de negócio vem da oportunidade de expressar ideias, de forma livre, aberta, sem medo.

A aversão a qualquer tipo de julgamento é reação natural do ser humano. Isso gera silêncio. Isso esconde problemas e erros que podem trazer prejuízos enormes e, muitas vezes, irreversíveis.

O líder tem a responsabilidade de observar o ambiente e comportamento de sua equipe, o tempo todo. Reconhecer e celebrar bons exemplos e práticas. Corrigir rápida e eficazmente qualquer desvio de rota.

Mas como manter os sensos aguçados para detectar possíveis pontos de atenção?

Simples: conhecendo e escutando sempre os integrantes de seu time. Conhecendo todos os profissionais, ou seja, todas as pessoas, com suas oscilações de humor, felicidade, frustrações, etc.

Sabe aquela história de não misturar vida pessoal com vida profissional?

Sinto informar: a pessoa é uma só, com o mesmo coração e cérebro que a acompanham, em casa, na rua e no trabalho. Portanto, o maestro da equipe deve conhecer cada um dos seus músicos muito bem. Assim pode fazer bom uso dos diferentes talentos da orquestra.

Leituras recomendadas já que você se interessa por este assunto:

Gestao de conflitos na liderança de pessoas no agronegócio um desafio essencial

Como contratar desenvolver e manter talentos dentro do time

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Demonstração de vulnerabilidade

É fundamental para gerar ambientes seguros, e deve partir do líder. Isso diminui muito a distância entre as pessoas, bem como o peso da hierarquia, que, em muitas organizações ainda atrapalha bastante.

Quando todos se sentem à vontade para expressar o que pensam e sentem, aumentamos muito o impacto da diversidade cognitiva. As pessoas trazem suas experiencias de vida, problemas que já enfrentaram e solucionaram. Trazem também criatividade, item super bem-vindo em toda e qualquer situação!

Dedicar tempo de qualidade para conversar e discutir problemas tem um retorno enorme para os negócios. Na agricultura sempre aprendi a escutar os agricultores, seus anseios e dores. Suas criações caseiras supereficientes. Aprendi e aprendo muito com isso! Fazer o mesmo com as pessoas que trabalham conosco também é valioso, prazeroso e superprodutivo.

Diálogos e reflexões têm muito pouco espaço no nosso dia a dia. Precisamos mudar isso como líderes, e o mais legal disso tudo sabe o que é?

Só depende de nós, faça chuva, faça sol! Boas conversas!

Escrito por: Andre Kraide

Kraide é CEO da Agrivalle, uma das maiores empresas de bioinsumos do agronegócio, possui mais de 26 anos de experiência no setor, formação em agronomia e professor associado da Cumbre.

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Recomendados para você





Receba gratuitamente o melhor conteúdo de negócios e carreira do agro!