fbpx

Déficit de atenção organizacional

Deficit de atenção lideres e gestores agro

A conectividade 360° X 24 horas por dia é quase como um “assédio” (no sentido figurativo), uma insistência para nos distrair e sequestrar o nosso precioso tempo. Parece que estamos em todos os lugares ao mesmo tempo, e nunca presentes de verdade no lugar e com as pessoas que realmente estamos.

Estar sempre disponível, querer ser rápido nas respostas, interagir com muitas coisas e grupos ao mesmo tempo, pode nos levar a um enorme desvio de atenção e gasto de energia em coisas que não são fundamentais, nem para você e tão pouco para a sua equipe ou empresa.

Espero que não seja o caso da sua empresa, mas ainda existem casos em que líderes e colaboradores não sabem explicar onde a empresa ou o departamento que trabalham quer chegar.

Quando não há clareza, cada um vai para uma direção diferente e não é incomum tudo ficar importante e urgente. Esse é um grande sintoma de falta de prioridade naquilo que realmente é importante ser feito.

Esses fatores que mencionei potencializam um “déficit de atenção geral na organização“, que desencadeia muitas frustrações no trabalho e na vida pessoal, pela incapacidade que as pessoas sentem de terminar tarefas e concluir projetos de forma plena.

Meta – Plano de ação – Excelência na execução

Acredito que nada se atinge por acaso ou sorte. Tudo passa por “meta – plano de ação – excelência na execução”. Com um objetivo bem definido, as metas para atingi-lo serão mais claras, e com base nelas, as pessoas irão definir um plano de ação autêntico para chegar ao resultado esperado, se sentindo parte do processo.

Por isso, cada vez mais precisamos de profissionais que saibam comunicar com muita clareza sobre o objetivo a ser alcançado pela organização e dar um significado a esse desafio.

As pessoas merecem e precisam entender o objetivo além das cifras numéricas. Uma vez bem entendido, as pessoas saberão onde devem investir o seu o tempo e porque vale a pena colocar a sua energia, com foco e resiliência nessa direção.

É importante termos em mente, que ter foco no que é relevante profissionalmente, não significa que você vai deixar de fazer outras coisas importantes para você, como se alimentar bem, cuidar da sua saúde, levar seu filho à escola. A sua vida é uma só, e por isso, se você não tiver clareza na sua prioridade durante o trabalho, essas outras coisas importantes acabarão sendo prejudicadas também.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você é muito criativo? … então, cuidado redobrado!

Tome cuidado para não trazer uma nova ideia a cada vez que você for a campo ou falar com um cliente. Com certeza, isso vai tirar o foco da sua equipe, que deveria investir o tempo naquilo que ficou estabelecido como prioridade.

Muitos colaboradores darão ouvidos a sua “ideia do dia”, pois acham que fazer tudo que o chefe pede é bom. Agindo assim, fica fácil nos desviarmos da prioridade, desculpando a nós mesmos, por não concluirmos o que começamos.

Diga e aceite o NÃO

Saber dizer NÃO é uma característica de quem tem foco e clareza sobre o que precisa ser feito, bem como o quê não deve ser feito, pelo menos naquele momento.

A pessoa que aceita uma nova tarefa a cada dia, pode até ser reconhecida como uma pessoa “pau pra toda obra”, mas ela vai “espanar”, é somente uma questão de tempo. Na vida pessoal existe a seguinte máxima: quando você diz um não, você está dizendo um sim para você.

Todos no mesmo barco

• Defina um objetivo desafiador, porém que seja alcançável.
• Comunique com clareza e frequência, trazendo um significado para o objetivo.
• Valorize e compartilhe as metas.
• Negocie prazos, diga e aceite o “não”.
• Acolha e coloque a equipe no mesmo barco, remando na mesma direção e com foco no que precisa ser atingido.

Ao final, celebrem a vitória em equipe, pois ela é sempre melhor do que a vitória individual.

Escrito por: Eduardo Leduc 

Leduc foi CEO da Basf para América Latina, possui mais de 38 anos de experiência no setor e mais de 30 anos em cargos de gestão. Engenheiro agrônomo de formação e professor associado da Cumbre.

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Recomendados para você





Receba gratuitamente o melhor conteúdo de negócios e carreira do agro!