Inicialmente, quem atua no agro sabe que a busca de eficiência, inovação e perenidade do negócio é crucial. No entanto, essa excelência não está somente relacionada ao desenvolvimento e aplicação de tecnologias para o campo. Ela depende de um fator essencialmente humano e que é capaz de impactar o desempenho de uma empresa de qualquer setor, especialmente no agronegócio.
Ou seja, estou falando de um Propósito Claro e uma Cultura Organizacional Forte e de como ela pode ser o principal diferencial para que uma organização se destaque e tenha alta performance.
Compreendendo a Cultura Organizacional
Para efeitos didáticos, podemos dizer que a cultura é a própria identidade da empresa, um conjunto que engloba valores, visão, missão e a forma como a instituição se apresenta para seus colaboradores.
Além disso, essa identidade se faz presente nas interações, atitudes e aspirações que são compartilhadas pela organização e que norteiam a tomada de decisões de gestores, líderes e colaboradores em todos os níveis. Naturalmente, estamos falando de um elemento dinâmico e que se conecta com as expectativas e desejos das pessoas que fazem parte da empresa, ao mesmo tempo em que direciona suas ações, comportamentos e entregas.
A Relevância da Cultura Forte no Agronegócio
Partindo da definição de Cultura Organizacional como identidade da empresa, fica mais direta a correlação entre uma cultura forte e resultados consistentes. Quando envolvemos os colaboradores na cultura da instituição, e ocorre a conexão entre a empresa e os colaboradores, o que gera uma potência muito grande, onde todos compartilham valores, ideias e forma de executar, se compreendem melhor e conseguem comunicar de forma clara aquilo que realmente importa.
Porém, pode parecer uma correlação simples, mas é notório como o comprometimento das pessoas impacta positivamente a busca por objetivos que seriam inalcançáveis em outras situações.
Sendo assim, fortalecer a Cultura Organizacional nas práticas de colaboradores, gestores e líderes é um elemento central para a obtenção de uma organização de alta performance. E isso coloca diante de nós mais uma questão: quais os elementos que reforçam a Cultura Organizacional no agronegócio?
Elementos de uma Cultura Forte no Agronegócio
1. Valores, Visão e Missão Empresarial
Para enfrentar uma longa jornada um explorador precisa antes de tudo de uma bússola e de um mapa. Essas ferramentas lhe darão uma direção a seguir e um guia daquilo que pode surgir diante dele. Assim como um explorador, uma empresa precisa de bases sólidas para prosseguir, ou seja, ela precisa de seus valores, visão e missão.
Em um negócio como o Agro, onde há alta volatilidade, grande número de variáveis interdependentes com limitada previsibilidade, e alguns fatores que temos pouco ou nenhuma capacidade de controlar, ter clareza da missão (ou seja, o propósito da empresa existir) é fundamental pois representa a bússola que vai apontar a direção independentemente da situação, ajuda a lembrar aonde queremos chegar e manter o foco. Já os valores, servem como o nosso guia diante da incerteza, o mapa que orienta e que permite superar as dificuldades no caminho.
Contudo, não cultivar missão, visão e valores da empresa e focar somente nas questões ditas urgentes do dia a dia pode até funcionar por um tempo ou em ciclos de bonança, mas deixar de lado a “razão de ser” de um negócio, bem como seus princípios éticos e morais, certamente colocará em risco o sucesso da empresa e dos colaboradores, assim como a relação com seus clientes e parceiros.
2. Envolvimento dos Colaboradores
Além disso, não adianta termos valores, missão e visão definidos se isso não atinge os colaboradores em todos os níveis da organização. Mais do que entender, é preciso que os colaboradores sintam e vivam a cultura organizacional.
A partir disso, é importante que os membros de uma equipe saibam que também possuem um canal aberto e seguro para contribuir com suas ideias e construir estratégias e ações que vão garantir a obtenção de resultados significativos para a empresa. Ou seja, esse tipo de diálogo requer líderes e gestores atentos e abertos ao feedback.
3. Comunicação Transparente e Efetiva
Como dito anteriormente, se a missão, visão e os valores funcionam, respectivamente, como a bússola e o mapa para os negócios, podemos dizer que os clientes são o caminho: com a missão, visão e os valores eu percorro essa jornada, ou seja, estabeleço relacionamento com o cliente. Por isso, a empresa precisa estar sempre atenta para recalcular rota quando necessário e entender os desafios, internos e externos.
Isso é fundamental quando falamos com agricultores. Os aprendizados do campo e as trocas são elemento crucial para o desenvolvimento dos relacionamentos interpessoais. Ao nos conectarmos com os homens e mulheres do campo, fortalecemos os nossos valores, trazemos a empresa para mais perto do mundo rural e de suas necessidades.
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Desenvolvendo e Mantendo uma Cultura Forte
Agora que já mapeamos os principais elementos que estão ligados a uma Cultura Organizacional Forte, vamos pensar um pouco sobre os mecanismos que permitem que essa cultura se desenvolva e se mantenha.
1. Liderança e Exemplo
Todos os elementos que mapeamos na sessão anterior – Valores, Visão e Missão Empresarial, Comunicação Transparente e Efetiva, Envolvimento dos Colaboradores – precisam ser promovidos e sustentados pelas lideranças que compõem a organização.
Naturalmente, esse compromisso deve se materializar em atitudes e não ficar apenas nas palavras. Um líder deve dar clareza de proposito, comunicar claramente a ambição, as prioridades e direção, promovendo um ambiente de confiança e inclusivo, derivando comportamentos e empoderando a equipe para desempenharem suas atividades sempre tendo a cultura e missão como a bússola e mapa da organização.
2. Capacitação e Treinamento
O agronegócio está em constante transformação. Nesse cenário, o aprendizado é um dado permanente para todos que atuam no setor e que desejam se manter relevantes.
Fornecer aos colaboradores a oportunidade de continuar aprendendo, não só serve para manter a equipe preparada para lidar com esse cenário de mudança, mas também é um importante reforço para a cultura da empresa: ao criar mecanismos que permitam a capacitação dos colaboradores, a organização faz com que eles se sintam valorizados, acolhidos e mais envolvidos com os processos que fazem parte de seu dia a dia.
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Estudos de Caso de Empresas no Agronegócio
Na BASF Agricultural Solutions interagimos e trabalhamos com agricultores e agricultoras no mundo todo, nos mais diversos cultivos e sistemas de produção. Cada um deles possui vivências, expectativas e visões de mundo únicas, porém existe algumas características comuns muito claras, todos que trabalham com a Agricultura são otimistas, pragmáticos e resilientes. Estamos falando de homens e mulheres que valorizam uma comunicação franca, objetiva e que seja sempre pautada pelo compromisso com a verdade.
Essa sabedoria do campo tem muito a ensinar para quem atua no agro, pois a cultura de uma empresa se fortalece quando construímos uma comunicação clara e eficiente com os membros da equipe, parceiros e clientes. Ao abrirmos um canal de comunicação transparente e efetivo, gerando confiança e comprometimento.
A mesma cultura que fomenta inovação e criatividade, faz com que olhemos para os agricultores como pessoas “inconformadas” que nos ensinam muito a respeito da agricultura e de como conduzir os negócios de forma eficiente, inovadora e responsável.
Mensurando o Impacto da Cultura nos Resultados
Avaliar o impacto de uma cultura organizacional forte na performance de resultados de uma empresa é fundamental para compreender como os valores, crenças e práticas compartilhados pelos membros da empresa impactam seu desempenho e sucesso. Existem diversos métodos e métricas que podem ser utilizados para essa avaliação.
Pesquisas de clima organizacional que medem a satisfação de colaboradores e seu engajamento; a taxa de rotatividade/turnover nos diversos setores da empresa; pesquisas de satisfação dos clientes; avaliações de capacidade de inovação e criatividade; e é claro, medir a produtividade e o desempenho dos colaboradores e da empresa baseada em sua estratégia.
Conclusão
No contexto do agronegócio, cultivar uma cultura organizacional forte é fator crucial para alcançar resultados perenes e sustentáveis. Valores, crenças e princípios orientam as ações da empresa, garantindo que as boas práticas sejam mantidas ao longo do tempo. No entanto, é igualmente essencial reconhecer que a essência do agronegócio reside nos agricultores e na sua sabedoria. Portanto, a humildade de ouvir atentamente as vozes daqueles que trabalham incansavelmente na terra é fundamental para a manutenção ou até a adaptação da missão e da cultura da empresa.
Uma cultura que valoriza a colaboração, a inovação e o respeito mútuo entre a empresa, colaboradores, parceiros e clientes não apenas fortalece a confiança e a parceria, mas assegura que as soluções adotadas sejam verdadeiramente eficazes e sustentáveis. Um diálogo permanente e pautado na diversidade de pensamentos, que aceita diferentes bagagens que sempre podem somar para fortalecer a cultura organizacional, certamente irão gerar valor aos clientes e como consequência uma alta performance nos resultados da empresa no Agronegócio.
Bons negócios!
Escrito por: Marcelo Batistela
Batistela é VP de Soluções para Agricultura Basf no Brasil, foi VP Global da excelência de negócios, possui mais de 26 anos de experiência no setor, formação em Agronomia e é professor associado da Cumbre.